
Dentre as opções proteicas, o Farelo de Amendoim tem se mostrado uma excelente opção para algumas regiões brasileiras, visto sua disponibilidade e custo de aquisição. O Farelo de Amendoim é resultado da extração do óleo do grão cru, sendo a qualidade do produto final muito influenciada pelos processos ocorridos durante a obtenção do óleo.
Existem ainda outros coprodutos obtidos a partir do grão, como: a torta, casca, pele e a própria planta de amendoim, no entanto, o Farelo de Amendoim é o mais utilizado na nutrição de bovinos.
Nutricionalmente, o Farelo de Amendoim apresenta alta concentração de proteína degradável no rúmen, o que o torna uma ótima opção em dietas de alta energia, uma vez que esse tipo de formulação leva a maior demanda de proteína disponível no rúmen, devido ao aumento da taxa de crescimento microbiano. O farelo ainda possui um resíduo considerável de extrato etéreo, que contribui com o fornecimento de energia para o animal. Em farelos com maior quantidade de óleo é preciso atentar-se a sua inclusão na dieta, respeitando o limite de extrato etéreo na dieta final.